Topo

Direto do caderninho de receitas…churros!

25 de abril de 2013 13:54 2 comentários

Sim, sabemos que em francês correto seria “la” vanille (a baunilha). Isso até já foi tema de longas discussões e tudo mais, mas temos uma justificativa: o nome Le Vanille é uma homenagem a um caderninho  de receitas que eu mantinha guardado a sete chaves até então concretizar esse projeto. Parece bobinho, mas sem ele seria impossível isso tudo tornar-se real. Então não precisa fazer biquinho pra falar o nome, que por sinal gostamos assim do jeito que ele é, simples e sonoro: le-va-ni-lle.

Mas nossa história começou bem antes desse caderninho, quando eu, Denise, e minha irmã Karina, ainda bem pequenas, aprontávamos entre panelas, leite condensado e chocolate na cozinha de casa. Daí minha irmã casou-se com o Fábio que topou a empreitada e, juntos, nós três prometemos levar momentos deliciosos para a sua vida : )

O conceito de confeitaria descomplicada com ingredientes de qualidade é o nosso princípio e muito amor e boas energias não faltam em nossas receitas. Estamos aqui para deixar tudo mais especial: seja o docinho do dia a dia, celebrar uma data importante, ou para presentear quem você quer bem!

Então, história do nome contada, lá vai receita direto do caderninho…!

Churros

O que vai: 

250g água
60g açúcar
60g manteiga
uma pitadinha de sal
220g farinha de trigo
5g fermento em pó químico
2 ovos
5g essência de baunilha
1L óleo de canola
açúcar e canela para envolver
1 lata de doce de leite (ou brigadeiro, calda de chocolate, confeitos…o que a imaginação quiser!)

Como fazer:

Ferva a água, o açúcar, a manteiga e o sal.
Acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó fora do fogo e mexa bem até incorporar os ingredientes secos.
Volte a panela para o fogo baixo e mexa sem parar a massa até que no fundo da panela forme uma crosta fina de massa (mas sem queimar!).
Passe a massa para uma batedeira e com a raquete (aquele batedor que parece uma pá), bata a massa por aproximadamente 2 minutos para que o vapor saia e ela esfrie um pouco.
Sem parar de bater, acrescente os ovos com a baunilha aos poucos até que sejam incorporados a massa.
Coloque a massa em um saco de confeiteiro com bico pitanga (aquele que parece uma estrelinha) e modele a massa em cima de uma assadeira com papel manteiga. Nesse momento, você pode congelar a massa para fritar em algum dia que bater uma vontade de comer uma friturinha no final de tarde ou então, se seu filhote receber a visita de algum amiguinho em casa…certeza de sucesso entre as crianças!
Se você é daqueles que, como eu, não sabem esperar e querem que tudo fique pronto logo para comer, então frite os churros em uma panela com óleo até que fique douradinho. Coloque os churros em uma assadeira com papel toalha para absorver o excesso de gordura. Em uma assadeira, misture o açúcar com a canela e envolva os churros.
Aqueça o doce de leite (pode ser no microondas mesmo) e sirva com os churros para mergulhar.

 

Felicidade em forma de deliciosos churrinhos…sabor de infância, não acham?!

 

 

 

2 Comentários

Comente