Topo

Bolo de limão siciliano e lavanda

30 de julho de 2013 18:32 1 comentário

O friozinho que resolveu atracar na nossa Paulicéia por esses dias só me faz pensar em uma coisa: comer, comer e comer!

E não há nada como um bolo quentinho, recém-saído do forno pra aquecer qualquer tarde gelada. Adicione a isso um bom chá (ou um cafezinho para quem preferir) e pronto! É a receita perfeita para enfrentar um dia de inverno…mesmo que apareça o sol!

Hoje vi uns limões sicilianos dando sopa por aqui e plim! não deu outra: fiz um bolo super fofinho de limão siciliano com lavanda. Super rápido e fácil (bati na mão mesmo, nem precisei sujar a batedeira..rs) 😉

A lavanda seca é a flor roxinha que dá um toque a mais na receita, aprendi a utilizá-la com a Simone do Chocolatria..e vou te dizer, o sabor desse bolo ficou deliciosamente delicado depois da adição…

Confesso que comeria uma assadeira fácil, fácil…de tão levinho e saboroso que é essa delícia de bolo!

Então, vamos logo ao que interessa…

 

Bolo de limão siciliano com lavanda

 

O que vai:

100ml óleo

2 ovos

150g açúcar

60ml suco de limão siciliano (aproximadamente 2 limões)

80ml leite

270g farinha de trigo

2 col chá fermento em pó

Uma pitada de sal

Raspas de 2 limões sicilianos

1 col chá lavanda seca

 

Para a cobertura:

280g açúcar de confeiteiro

3 col sopa (ou mais) de suco de limão siciliano

 

Como fazer:

Bater  em uma tigela com o fuet o óleo, o açúcar e os ovos.

Em uma tigela a parte, peneirar os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento e sal) e acrescentar à massa batida em três etapas, intercalando com os ingredientes líquidos (leite e suco de limão).

Por final acrescentar delicadamente a lavanda e as raspas de limão à mistura.

Colocar a massa em uma assadeira de 20cm diâmetro e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus para assar por aproximadamente 25 minutos (o tempo varia conforme cada forno,às vezes mais forte, ou mais fraco) ou então, faça o sempre infalível teste do palito (que deve sair sequinho quando perfurar o centro do bolo).

Enquanto o bolo vai esfriando, prepare a calda misturando os dois ingredientes em uma tigela. Cubra a superfície do bolo e espalhe o fondant rapidinho antes que ele seque (é rápido mesmo, questão de menos de 5 minutos!). Raspe a casca de um limão siciliano e salpique a lavanda seca. Esperar a cobertura secar por completo e…desgustaaaar!!!

 


Comente