Topo

As clássicas carolinas de doce de leite

14 de outubro de 2013 20:08 0 comentário

Humm..quem não gosta dela? Carolina aqui, profiterole lá!

Esse cláaassico das padocas é irresistível!!

A combinação da massa sequinha recheada com doce de leite e coberta por chocolate é infalível! Adoro deixar na geladeira e “assaltar” aos poucos..!

O modo de preparo da massa é bem parecido com os churros (que você pode conferir aqui), só que esta vai pro forno, ao invés de ser frita. E com essa mesma massa, chamada também pâte à choux, pode-se fazer deliciosas bombas (ou éclairs pra quem preferir chamar assim) !

A receita é super fácil e versátil. Pode-se fazer em diferentes formatos e com diferentes recheios e coberturas. Vale a pena tentar se aventurar! Por que não um festival de todas as cores, formas e sabores??  😉

 

Choux, choux, choux!

Em destaque, na primeira foto, os famosos éclairs franceses da Fauchon.

 

Carolinas (ou profiteroles pros chiques) de doce de leite

 

O que vai:

70g leite

10g açúcar

Uma pitada sal

60g manteiga

90g farinha de trigo

2 ovos

 

Para o recheio:

01 lata de leite condensado cozida por 40 minutos na panela de pressão ou 01 pote de doce de leite pronto

 

Para a cobertura:

100g chocolate amargo

100g creme de leite freso

 

Como faz:

Aquecer até levantar fervura: o leite, sal, açúcar e manteiga.

Retirar do fogo, acrescentar a farinha de trigo e voltar ao fogo baixo, mexendo a massa por cerca de 2 minutos, até que a farinha seja incorporada e no fundo da panela forme uma leve crosta (não é queimado, hein!?).

Passar a massa para uma tigela de batedeira. Bater por cerca de 1 minuto para que o vapor contido na massa saia dela. Com a batedeira na velocidade baixa, acrescentar os ovos um a um, aos poucos. Bater até que a massa fique homogeneizada.

Colocar a massa dentro de um saco de confeitar com bico perlê (aquele redondinho e liso), forrar a assadeira com um tapete antiaderente ou uma folha de papel manteiga e moldar pequenas bolinhas (a massa cresce o dobro de seu tamanho dentro do forno). Em média, rende 30 unidades por receita. Levar para assar a 190 graus por cerca de 20 minutos ou até que fique douradinho.

Retirar do forno, esperar esfriar e enquanto isso, colocar doce de leite em um saco de confeiteiro com bico pra recheio (aquele mais fininho e comprido). Preencher cada carolina com o doce até que sinta que está bem recheadinha.

Para a cobertura, derreta o chocolate por 2 minutos em potência média no microondas, mexendo a cada 30 segundos. Aquecer ligeiramente o creme de leite freco e vertê-lo no chocolate, aos poucos. Mexer até homogeneizar.

Banhe as carolinas uma a uma, mergulhando seu topo no chocolate. Espere endurecer a cobertura e…nhac! Segure-se pra não comer tudo sozinho! hahaha

 

carolina

Comente